Ergonomia

A partir de uma análise ergonômica completa, é possível avaliar as relações existentes entre as condições de trabalho e quadros de doenças, acidentes e produtividade. A implantação de inúmeras medidas podem ser estratégicas para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e cumprimento pela empresa das normas legais no que se refere a ergonomia: treinamentos ergonômicos e de carregamentos de cargas, blitz posturais, dentre outros.

No entanto, muito embora seja obrigatório o cumprimento da NR-17, que dispõe sobre as diversas exigências de ergonomia no ambiente de trabalho, muitas empresas ainda não se adequaram, deixando assim de evitar acidentes e doenças. E o que muita gente não sabe é que, independente do porte e do número de funcionários, toda empresa está sujeita à fiscalização e consequente aplicação de penalidades pelo não cumprimento da norma regulamentadora em questão. As multas, por exemplo, podem variar de 6.000 a 80.000 reais, aproximadamente.

Mais que isso, a fiscalização tende em aumentar, especialmente porque as condições de exposição dos trabalhadores a fatores de possível adoecimento e acidente devem ser informados no e-Social, inclusive no que se refere à ergonomia. Portanto, a adequação do ambiente de trabalho é fundamental.


Aguardamos seu contato

<-- Voltar

Confiança e Experiência

Há mais de 15 anos prevenindo e alinhando seus clientes
Com a legislação do Ministério do Trabalho e Emprego, e do Ministério da Assistência e Previdência Social.